4ª e 5ª Aulas práticas de FMIE      Lab. Inf. 0.19 EEG

 

Parte I

Objectivos: 

introdução ao software estatístico e econométrico Stata

a consola do Stata

como obter ajuda no Stata

criação de um ficheiro log

ler um ficheiro de dados

estatística descritiva

limpar a memória

sair do Stata

(Recurso na internet para esta introdução ao Stata, mais recursos estão disponíveis nos Links)

 

Parte II

O ficheiro amostraQP.dta irá ser utilizado até ao final do semestre e contém uma amostra da base de dados Quadros de Pessoal cedida pelo Ministério do Trabalho

Abra o STATA.

Guarde o ficheiro amostraQP.dta no seu desktop

Crie um ficheiro para guardar os resultados dos comandos dados ao STATA (ficheiro *.log)

Abra o ficheiro

set mem 10m

use *amostraQP.dta, clear

Analise a informação

summarize

describe

(Nota: o STATA é sensível à distinção entre letras minúsculas/maiúsculas.)

 

Dê nomes às variáveis

codhab: habilitacao

rem_bas: remuneracao base

niv_qual: qualificacao

hrs_nrm: horario normal de trabalho

nacion: nacionalidade

tipocont: tipo de contrato

antig: antiguidade

dt: distrito

cae: sector de actividade economica

descae: descricao da cae

vvn: volume de vendas

npes: numero de pessoas ao serviço

(STATA help: recorra ao comando label)

Calcule as seguintes estatísticas:

média

mediana

mínimo

máximo

desvio padrão

variância

média geométrica

curtose

assimetria

(STATA help: Os comandos summarize (ver opções deste comando), means, são aqui muito interessantes)

Quais são a idade e antiguidade médias dos trabalhadores? 

Qual a percentagem de trabalhadores no distrito de Braga?

Qual a percentagem de trabalhadores na região de Lisboa e Vale do Tejo?

Quanto é o volume médio de vendas por trabalhador?

(crie primeiro a variável vendas por trabalhador vvn/npes)

Gere tabelas de frequências absolutas e relativas para as seguinte variáveis:

sector   de actividade

nacionalidade

(STATA help: os comandos tabulate e generate são aqui necessários)

Dê labels aos distritos e aos  nuts de acordo com  ficheiro de codificações 

(STATA help: label define+label values)

Transforme a variável npes numa variável - catnL - cujas categorias são as seguintes

categoria (em termos de npes)

catnL=1 if npes<100

catnL=2 if 100<=npes<500

catnL=3 if 500<=npes<2500

catnL=4 if 2500<=npes<5000

catnL=5 if npes>=5000

Dê um nome à variável catnL: Categorias de dimensão das empresas

(STATA help: label variable)

Dê nomes às categorias da variável catnL

(STATA help: label define)

Calcule o coeficiente de correlação entre

o número de horas trabalhadas e a remuneração base

o volume de vendas e o número de trabalhadores ao serviço.

(STATA help: correlate)

Comente as estatísticas obtidas... 

Feche o ficheiro log

Limpe a memória do Stata: clear

Saia do Stata: exit

 

Agora pode consultar os seus resultados, gravados no seu ficheiro *.log, em qualquer editor de texto.

 

Consulte aqui o ficheiro do que contém a resolução desta aula.

 

O que deveria saber:

- o que é uma variável: categórica (nominal, ordinal), numérica (contínua, discreta);

 

- distinguir estatística descritiva e estatística indutiva;

 

- distinguir entre frequências relativas, absolutas e acumuladas;

 

- medidas de localização: média, moda e mediana;

 

- medidas de dispersão: variância e desvio padrão;

 

- medidas de assimetria e curtose;

 

- calcular o coeficiente de correlação;

(Guessing correlations)

 

- fazer um teste t à média de duas variáveis;

 

- características de uma distribuição normal;