4ª e 5ª Aulas práticas de FMIE Lab. Inf. 0.19 EEG |
Parte I
Objectivos:
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introdução ao software estatístico e econométrico Stata
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(Recurso na internet para esta introdução ao Stata, mais recursos estão disponíveis nos Links)
Parte II
O ficheiro amostraQP.dta irá ser utilizado até ao final do semestre e contém uma amostra da base de dados Quadros de Pessoal cedida pelo Ministério do Trabalho.
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Abra o STATA. | ||||
![]() | Guarde o ficheiro amostraQP.dta no seu desktop | ||||
![]() | Crie um ficheiro para guardar os resultados dos comandos dados ao STATA (ficheiro *.log) | ||||
![]() | Abra o ficheiro
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Analise a informação
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(Nota: o STATA é sensível à distinção entre letras minúsculas/maiúsculas.)
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Dê nomes às variáveis
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(STATA help: recorra ao comando label)
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Calcule as seguintes estatísticas:
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(STATA help: Os comandos summarize (ver opções deste comando), means, são aqui muito interessantes)
![]() | Quais são a idade e antiguidade médias dos trabalhadores? | ||||
![]() | Qual a percentagem de trabalhadores no distrito de Braga? | ||||
![]() | Qual a percentagem de trabalhadores na região de Lisboa e Vale do Tejo? | ||||
![]() | Quanto é o volume médio de vendas por trabalhador? (crie primeiro a variável vendas por trabalhador vvn/npes) | ||||
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Gere tabelas de frequências absolutas e relativas para as seguinte variáveis:
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(STATA help: os comandos tabulate e generate são aqui necessários)
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Dê labels aos distritos e aos nuts de acordo com ficheiro de codificações |
(STATA help: label define+label values)
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Transforme a variável npes numa variável - catnL - cujas categorias são as seguintes
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(STATA help: label variable)
![]() | Dê nomes às categorias da variável catnL |
(STATA help: label define)
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Calcule o coeficiente de correlação entre
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(STATA help: correlate)
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Comente as estatísticas obtidas... |
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Feche o ficheiro log |
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Limpe a memória do Stata: clear |
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Saia do Stata: exit |
Agora pode consultar os seus resultados, gravados no seu ficheiro *.log, em qualquer editor de texto.
Consulte aqui o ficheiro do que contém a resolução desta aula.
O que deveria saber:
- o que é uma variável: categórica (nominal, ordinal), numérica (contínua, discreta);
- distinguir estatística descritiva e estatística indutiva;
- distinguir entre frequências relativas, absolutas e acumuladas;
- medidas de localização: média, moda e mediana;
- medidas de dispersão: variância e desvio padrão;
- medidas de assimetria e curtose;
- calcular o coeficiente de correlação;
- fazer um teste t à média de duas variáveis;